Acessibilidade

Campanha de vacinação contra a influenza começa na zona rural de Itaguatins

quinta, 06 de novembro de 2025 87 visualizações
Campanha de vacinação contra a influenza começa na zona rural de Itaguatins

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Itaguatins (TO) – A Prefeitura de Itaguatins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta quarta-feira (05) nas localidades do Vale da Serra, São José e Sítio, zona rural do município, a campanha de vacinação contra a influenza, cujo público-alvo são idosos, crianças, gestantes, grupos especiais, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com comorbidade.

 

A ação, realizada pelas técnicas de enfermagem Altaídes Marques e Beatriz Silva, contou com apoio do Agente Comunitário de Saúde, Josenildo Carneiro e do motorista, José Divino. A mobilização da campanha de vacinação vai acontecer até o dia 29 deste mês, quando será realizado o dia “D”. 

 

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem como propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual, explica a técnica de enfermagem Beatriz Silva, é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

 

O Ministério da Saúde assinala que a antecipação da vacinação contra a influenza na região norte, em relação às demais regiões do país, onde as campanhas ocorrem geralmente entre março e maio, é porque os padrões climáticos e epidemiológicos são distintos. As temperaturas elevadas e alta umidade favorece a transmissão do vírus influenza em meses diferentes, exigindo um calendário próprio de imunização.

 

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliar