Itaguatins, 15 de março de 2025 – Com objetivo de implementar a educação inclusiva no Tocantins, a Prefeitura de Itaguatins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou da formação do Programa de Fortalecimento da Educação Inclusiva, o Profe Inclusão, em Palmas-TO.
A secretária de Educação, Márcia Ney, explica que o município foi representado pelas coordenadoras Rosilene de Oliveira e Eliene Marinho, e a professora Janeide Farias, que estiveram na quarta-feira (12/03) participação da formação do Profe Inclusão.
Segundo ela, a formação do Profe Inclusão é realizado por meio do Programa de Capacitação Neuroeducação (PCCN), implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO), que visa formar professores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e técnicos da educação especial, para identificar sinais de alerta para transtorno do neurodesenvolvimento nos estudantes.
O Profe Inclusão é direcionado à implementação de práticas pedagógicas inclusivas nas Redes Públicas de Ensino do Tocantins, tendo como objetivo aumentar o número de estudantes com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, superdotados e surdos participando das atividades escolares.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, comentou sobre a educação que espera ter. “O Profe Inclusão vem como ação de um dos eixos da Educação Inclusiva do Profe, que tem como objetivo principal a normatização da Política de Inclusão e Acessibilidade do Tocantins para os 139 municípios. Como ações prioritárias temos a padronização das salas de recurso, as diretrizes operacionais pedagógicas, guia norteador para educação inclusiva e formação de professores e demais profissionais para a educação inclusiva e acessibilidade.”, destacou.