Itaguatins, 29 de janeiro de 2025 - O prefeito Vitor da Reis, acompanhado das assessorias jurídica e contábil, se reuniu nesta quarta-feira (29) em seu gabinete com os vereadores para mostrar a situação financeira do município que possui déficit de mais de R$ 45 milhões em precatórios vencidos, dívidas fiscais, fornecedores e salários (dezembro e 13º décimo terceiro) de servidores municipais de Itaguatins.
Ele assinalou que decretou estado de calamidade pública financeira [segunda-feira, 21/01] por um período de 90 dias, prorrogável por igual período, em razão de dívidas acumuladas e a falta de recursos suficientes para manter os serviços públicos essenciais.
Vitor da Reis pontua que “a situação financeira do município de Itaguatins foi comprometida por gestores anteriores, principalmente pela ausência de pagamentos de precatórios, salários e dívidas com fornecedores. O decreto é alarmante:
Essa soma ultrapassa os R$ 49 milhões e ameaça inviabilizar a gestão financeira e administrativa do município de Itaguatins. O prefeito destacou, no decreto, que a crise financeira impede o pagamento regular de despesas básicas, como saúde, educação e assistência social. Em nota, ele afirmou que “o município não possui recursos suficientes para honrar os compromissos financeiros e, ao mesmo tempo, manter a continuidade dos serviços públicos essenciais.”