Itaguatins (TO) - A Prefeitura de Itaguatins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu no período de 29 de setembro a 01 de outubro a participação das enfermeiras Edilene Gonçalves e Alessandra Feitosa na capacitação sobre triagem neonatal biológica, conhecido por “Teste do Pezinho”, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Araguaína, no Tocantins.
A formação, explica a secretária de Saúde, Karlen Guerra, visa a qualificação permanente dos servidores da saúde com objetivo de assegurar um atendimento mais humanizado, preventivo e eficiente, especialmente no cuidado com recém-nascidos no município de Itaguatins.
Ela reitera que “o curso reforçou a importância do exame do ‘Teste do Pezinho’, que retira algumas gotinhas de sangue do calcanhar dos recém-nascidos e torna possível diagnosticar, precocemente, seis doenças congênitas ou hereditárias – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme (hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita (HAC) e deficiência de biotinidase”.
Karlen Guerra observa a importância da realização do exame que ajuda a salvar vidas, pois algumas das doenças podem levar a óbito ou retardo mental grave, caso não seja iniciado o tratamento nos primeiros 15 dias de vida”.
A enfermeira Alessandra Feitosa assinalou que “os três dias foram de muito aprendizado e fortalecimento de conhecimentos técnicos para a realização de forma correta do ‘Teste do Pezinho’. “Aprendemos todas as técnicas corretas para realização do teste, incluindo, forma adequada de posicionar a criança nos braços dos pais; maneira corretar de preencher o formulário e técnicas de armazenamento e envio das amostras para a instituição APAE”, frisou.
Segundo ela, a capacitação foi experiência única de crescimento profissional, vivida juntamente com a colega enfermeira Edilene Gonçalves, durante o treinamento realizado na cidade de Araguaína, na APAE.
O prefeito Vitor da Reis assinalou que “a iniciativa visa investir, cada vez mais, na capacitação dos profissionais de saúde de Itaguatins como ferramenta para melhorar a prestação de serviço à população”. “Entendemos que investir na formação dos profissionais do município é investir na saúde do nosso povo e da nossa gente de Itaguatins”, concluiu.